Taça das Favelas Brasil chega a última rodada da fase de grupos
Poucos respiram aliviados, grupos estão embolados
A Taça das Favelas Brasil 2024, campeonato organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding, realizará a última rodada da fase de grupos nos dias 15 e 16 de outubro, no campo da Vila Manchester, zona leste da capital paulista. As partidas vão definir as delegações que avançam para o mata-mata.
São 12 estados participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia e Piauí. Em cada categoria, feminina e masculina, as 12 seleções foram divididas em 3 grupos com 4 seleções cada. Os 2 primeiros colocados em cada grupo, mais os 2 melhores terceiros colocados no geral se classificam para as quartas de final.
Pelo masculino, no grupo A, Minas Gerais lidera com 6 pontos, podendo até perder o jogo que, ainda sim, consegue a classificação. Em Rio de Janeiro x Bahia, a seleção carioca ocupa a segunda colocação e precisa ao menos do empate, enquanto a baiana tem que buscar os três pontos. Isso porque, está empatada em número de pontos com a seleção do Piauí, fora da zona de classificação pelo saldo de gols.
No grupo B, a campeã de 2023, Paraná disputa as primeiras colocações com a seleção do Rio Grande do Sul, 4 pontos cada. Em seguida, está Paraíba com 3 pontos e Goiás zerada de tudo. Os goianos não têm outra alternativa, salvo vencer a seleção gaúcha para ter chance de classificação e mesmo assim, depender da matemática.
A seleção do Espírito Santo está isolada no grupo C com duas vitórias. Ceará e São Paulo contam com uma vitória e uma derrota para cada lado, mas os donos da casa levam vantagem pelo saldo de gols. Já Mato Grosso, não conseguiu somar pontos. A última rodada terá Espírito Santo x Ceará e São Paulo x Mato Grosso, isto significa que o grupo pode ter até 3 seleções com 6 pontos, e deixar o ranking ser definido por saldos de gols e cartões.
Do lado feminino, no grupo C, a seleção goiana está em primeiro lugar com 6 pontos. Com uma vitória e uma derrota para cada lado, Espírito Santo e Minas Gerais se enfrentam na última rodada. A Bahia ainda não venceu e muito menos marcou gol, o que complica sua situação na tabela.
Bicampeã, a seleção do Rio de Janeiro está firme na defesa do título, despontando na liderança do grupo B. Mato Grosso segue zerada e enfrentará as gaúchas, que estão com 3 pontos. Paraná, que também tem 3 pontos, enfrenta as cariocas e precisa de ao menos um empate para aumentar as chances de classificação.
O Piauí e a Paraíba somam apenas 1 ponto na competição. As piauienses vão enfrentar as donas da casa, São Paulo, que ocupam a segunda posição do grupo A. Enquanto a Paraíba terá a difícil missão de bater a líder do grupo, a seleção do Ceará, que vem de duas vitórias.
A última rodada da fase de grupos do maior campeonato entre favelas do mundo acontece nos dias 15 e 16 de outubro, masculino e feminino, respectivamente, a partir das 8h, no C.E. Vicente ítalo Feola -Vila Manchester, zona leste da capital paulista.
“Estamos a um passo de saber as seleções que avançam para o mata-mata. Foram grandes jogos até aqui e, independentemente do resultado, todos estão felizes pela participação”, declarou Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.
A Taça das Favelas Brasil 2024 é realizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela; conta com patrocínio Master De Vale, Mercado Livre e Friboi; Ouro de Vai Voando e Favela seguros; Prata de Arcelormittal e Real Cestas; Apoio de Sheraton, Grupo R1, Fsb Holding e Dfm Advocacia; Promoção de Tv Globo, Eletromidia, Trace, Comunidade Door, Notícia Preta e Jornal Empoderado; E Parceria Institucional da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade De São Paulo (Seme), Museu Do Futebol e Secretaria Estadual De Cultura, Economia E Indústria Criativa.
Confrontos da última rodada da fase de grupos da Taça das Favelas Brasil 2024
15/10 – terça-feira – Masculino
8h (grupo B) – Rio Grande do Sul x Goiás
9h20 (grupo B) – Paraná x Paraíba
10h40( grupo C) – Espírito Santo x Ceará
12h (grupo C)- São Paulo x Mato Grosso
13h20 (grupo A)- Piauí x Minas Gerais
14h40 (grupo A) – Rio de Janeiro x Bahia
16/10 – quarta-feira – Feminino
8h (grupo B) – Mato Grosso x Rio Grande do Sul
9h20 (grupo B) – Rio de Janeiro x Paraná
10h40( grupo C) – Bahia x Goiás
12h (grupo C)- Minas Gerais x Espírito Santo
13h20 (grupo A)- Ceará x Paraíba
14h40 (grupo A) – São Paulo x Piauí