São Paulo dá show e emplaca dobradinha nas finais do Favelão 2022
Seleções anfitriãs disputam o título contra Rio de Janeiro, no feminino, e Goiás, no masculino
A Taça das Favelas Nacional definiu seus finalistas nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, após quatro grandes jogos na Vila Manchester, em São Paulo. As duas seleções do estado anfitrião da primeira edição nacional do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo se classificaram para as finais, que acontecem no 19 de novembro, em Barueri, a partir das 14h, com transmissão ao vivo da TV Globo, para todo o país.
No feminino, a seleção paulista se classificou para a decisão do torneio organizado pela Central Única das Favelas e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding, ao vencer Minas Gerais por 2 a 1, e vai fazer o clássico contra o Rio de Janeiro, na disputa pelo troféu Marina Soares Athayde. As cariocas venceram Brasília por 1 a 0.
No masculino, a seleção do local que sedia Favelão 2022 se garantiu em Barueri, no dia 19, ao vencer a seleção do Ceará por 2 a 0. O adversário dos jovens paulistas, na busca pelo troféu Jair da Matta, será a Seleção de Goiás, que evitou a repetição da final do feminino ao ganhar do Rio nos pênaltis, após empate em 1 a 1.
“Agora chegou a hora! O nosso campeonato foi sensacional! Grandes jogos, grandes parceiros. Aguardamos todos em Barueri para essa grande festa, que vamos fazer no dia 19, para celebrarmos essa grande congregação de favelas, que promovemos aqui em São Paulo”, falou Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.
As meninas de São Paulo e Minas Gerais abriram o dia com um clássico do sudeste. Logo no primeiro tempo, a atacante Suellen Silva abriu o placar e fez outro para as paulistas, no segundo tempo, se isolando na artilharia da categoria feminina do Favelão com cinco gols. As mineiras esboçaram uma reação com Thais, que diminuiu, mas não foi o suficiente para ir para a final.
“Fico feliz de assumir a artilharia. Mas mais ainda por poder comemorar essa classificação ao lado das minhas companheiras. Agora vamos para Barueri, em busca desse sonho da nacional” disse Suellen, autora de dois gols.
Para consolidar a dobradinha, os garotos da seleção de São Paulo foram ao campo da Vila Manchester para disputar uma vaga na decisão contra o Ceará. E Felipe Alcantara e Kauã Henrique fizeram um gol cada um, ainda na primeira etapa, garantindo a classificação dos paulistas.
“A seleção do Ceará é muito forte. O jogo foi muito difícil. Mas conseguimos fazer os gols logo no primeiro tempo. Agora é batalhar e treinar mais forte ainda para essa grande final, e fazer um bom jogo”, reconheceu Felipe, ao sair de campo depois da vitória.
O Rio de Janeiro, que também estava presente em ambas as semifinais, começou sua busca para chegar a decisão com a sua seleção feminina, que venceu as meninas de Brasília pelo placar mínimo com gol de Pyetra Janelli.
“Desde o começo da Taça das Favelas, há dez anos, eu estou aqui E esse ano consegui ser campeã pela Favela do Sapo. Agora, estar na seleção do Rio chegar na final é surreal. Só tenho a agradecer”, comemorou Pyetra.
No jogo derradeiro das semifinais, os meninos de Goiás mostraram que o Rio de Janeiro teria dificuldades de emplacar uma dobradinha nas grandes finais, e abriram o placar com Gildean. Os cariocas pressionaram, até que empataram o jogo com Gustavo, nos últimos minutos da partida, levando o confronto para a primeira disputa de pênaltis da história do Favelão.
Na marca da cal, brilhou a estrela do goleiro Gabriel, que defendeu uma cobrança, levando a Seleção de Goiás para a grande final, no dia 19.
“A partida foi muito difícil. Fizemos um grande jogo, mas acabamos tomando um gol no final. Só que estávamos muito bem preparados e confiávamos no nosso goleiro Gabriel. Agora é se preparar para a final”, comemorou Paulo Henrique, capitão da Seleção de Goiás, que converteu a última cobrança.
A Taça das Favelas Nacional 2022 conta com patrocínio master de Uber, Friboi, Vale e Camil, patrocínio de Bet Nacional, Vai Voando, EMS, Assaí e Pepsico e da Centauro, apoio do Sheraton, do WTC, da Gol, da R1, da Prefeitura de São Paulo, do Governo de São Paulo, da Secretária do Esporte de São Paulo, da Secretária da Cultura de São Paulo, da Secretária de Esporte de Barueri e da Prefeitura de Barueri, cooperação da Unesco, promoção da TV Globo, do Jornal Empoderado, da FM O Dia e da Transcontinental.
Confira os resultados das semifinais do Favelão 2022
São Paulo 2 x 1 Minas Gerais – feminino
São Paulo 2 x 0 Ceará – masculino
Rio de Janeiro 1 x 0 Brasília – feminino
Goiás 1 (5) x (3) 1 Rio de Janeiro – masculino
Finais
14h – Rio de Janeiro x São Paulo – feminino
15h30 – São Paulo x Goiás – masculino
Para informações sobre credenciamento de imprensa para as grandes finais
Bruno Vater
brunovater@cufa.org.br
Carol Marciale
carolmarciale@cufa.org.br
Samyra Cunha
samyra.cunha@fsb.com.br