Posted on / by Larissa Santos / in Blog, Destaque

Final da Taça das Favelas Brasil acontece no dia 1º de novembro, em São Paulo  

Mercado Livre Arena Pacaembu será palco das decisões masculina e feminina 

A grande final da Taça das Favelas Brasil 2025 está marcada para o dia 1º de novembro, sábado, na Mercado Livre Arena Pacaembu, com acesso ao público a partir das 13h. A decisão da competição, realizada pela CUFA e produzida pela InFavela, também conhecida como Favelão, acontecerá pelo segundo ano consecutivo em um dos palcos mais emblemáticos do futebol brasileiro, com transmissão ao vivo pela TV Globo. 

A final feminina abre o espetáculo, às 15h. Vice-campeã em 2024, a seleção de Minas Gerais tem uma nova chance de subir ao lugar mais alto do pódio. Do outro lado está a Paraíba, primeira e única seleção do Nordeste a chegar à final. Ambas as equipes buscam um título inédito: o Troféu Marina Soares, homenagem in memoriam à mãe do idealizador da competição, Celso Athayde. 

No masculino, o clássico do Sudeste começa às 16h30. Dona da casa, a seleção de São Paulo vai em busca do terceiro título da competição, diferente do Rio de Janeiro, que disputa a final pela primeira vez nesta categoria. Em jogo, o Troféu Jair da Matta, homenagem em vida ao padrasto de Celso. 

Neste ano, a competição também reforça seu compromisso com a luta antirracista, por meio da campanha “Racismo não é falta, é crime”. A iniciativa foi destacada ao longo de toda a edição com ações de conscientização dentro e fora de campo, reafirmando o papel da Taça das Favelas como um instrumento de transformação social e combate às desigualdades. Mais do que formar atletas, o torneio forma cidadãos e cidadãs atentos aos seus direitos e à importância do respeito. 

A Taça das Favelas é um movimento de identidade e protagonismo que promove transformação social por meio do esporte. É isso que temos reforçado com esta campanha contra o racismo, desenvolvendo uma conduta cidadã. E a grande final do Favelão vai celebrar tudo o que foi construído nesta edição: uma mistura de culturas e talentos. No Pacaembu ou nas telinhas, o público vai acompanhar uma atmosfera vibrante. Estamos preparando uma grande festa”, exaltou Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA. 

Foto: Divulgação  Mercado Livre Arena Pacaembu

Durante as partidas, será aplicada a regra dos 2 minutos, que prevê que em caso de ficar no chão e demorar a se levantar, resultando na paralisação do jogo, o atleta ficará 2 minutos fora de campo para receber o devido atendimento médico e assegurar sua integridade. Se o jogador não precisar de atendimento, também ficará de fora 2 minutos pela tentativa de ludibriar a arbitragem e atrasar o andamento da partida. 

A disputa pelo título do Favelão, feminino e masculino, será transmitida ao vivo na TV Globo. Os jogos terão duração de 30 minutos por tempo e, em situação de empate, a seleção vencedora será definida nos pênaltis. 

A Taça das Favelas Brasil 2025 é realizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela, do grupo Favela Holding, Ministério do Esporte e em cooperação com a UNESCO. Tem patrocínio máster de Agibank, Friboi e Steck; Ouro de Favela Seguros, Gol, Mag Seguros, Grupo R1 e Vai Voando; Prata de Assaí Atacadista e VR; Promoção de TV Globo, Eletromidia, Comunidade Door e Jornal Empoderado; Apoio de FSB Holding e DFM Advocacia; e Apoio Institucional de Fundação Teatro Municipal e Prefeitura de São Paulo.   

 

Final: 

Feminina – 15h 

Paraíba x Minas Gerais 

 

Masculina – 16h30 

Rio de Janeiro x São Paulo  

 

Serviço: 

Final Taça das Favelas Brasil 2025 

Data: 01 de novembro – sábado 

Abertura dos portões: 13h 

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu 

 

Credenciamento imprensa 

https://forms.gle/X6YtrV1NyJaLKxJZ9 

Pular para o conteúdo