Posted on / by Larissa Santos / in Blog, Destaque

Taça das Favelas Brasil, o Favelão, lança edição de 2025

Cerimônia reuniu autoridades, parceiros e jovens atletas; sorteio das chaves definiu os grupos da competição

A quarta edição da Taça das Favelas Brasil foi lançada na tarde desta quinta-feira, dia 02 de outubro, na Praça das Artes, centro histórico de São Paulo. Autoridades, patrocinadores e atletas das seleções estaduais marcaram presença no pontapé inicial do Favelão 2025, campeonato organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela.

Marcelo Cavanha comandou a cerimônia, que reuniu futebol, cultura e música em números artísticos, de forma a representar as regiões do Brasil.

Foto: @izabel_penna

“Este projeto revela que a potência das favelas está presente em todo o Brasil, dentro e fora dos gramados. Estamos aqui para celebrar o Favelão e tudo o que ele representa: protagonismo, oportunidades e transformação de vidas. Tenho certeza que esta edição será repleta de jogos eletrizantes, histórias inspiradoras e um legado ainda mais significativo para as comunidade”, exaltou Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.

Seleção Paraíba. Foto: @producoes.ph

A presença de autoridades reforça a importância do torneio que se firmou no calendário esportivo das capitais brasileiras, parcerias fundamentais com órgãos públicos para a viabilidade da competição. “É uma honra para a cidade de São Paulo sediar um campeonato tão importante que, assim como a terra paulista, também abraça o Brasil. Certamente, os jogos serão de alto nível e vão mostrar os talentos da favela”, exaltou Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo. Foto: @producoes.ph

O apoio de grandes empresas também enfatiza que investir e acreditar nos jovens da favela é unir forças na construção de um futuro melhor. Parceiros de longa data como Friboi e Assaí Atacadista, representados por Luiz Tada e Valdir Paparazzo, respectivamente, reiteraram que apoiar o projeto, além da revelação de atletas, fomenta a cadeia produtiva da favela e contribui para o desenvolvimento das comunidades. Assim como o banco Agibank e a empresa de materiais elétricos Steck, que iniciaram parceria recentemente, destacaram os impactos sociais de um torneio de favela.

Colaboradores Agibank. Foto: @producoes.ph

Logo após o lançamento, o evento seguiu com o sorteio de chaves para definir os rumos e confrontos até o título. As 15 seleções de cada categoria, masculina e feminina, foram divididas em 3 grupos com 4 seleções cada, e um grupo com 3. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase de mata-mata.

Sorteio das chaves. Foto: @producoes.ph

“Sabemos que é difícil e enfrentaremos seleções fortes como o time da casa, São Paulo. Mas o Piauí está preparado, treinando forte. Tenho confiança no time e de que podemos chegar longe na competição”, disse Amarildo de Sousa, técnico da Seleção Piauí masculina.

As seleções começam a disputar o Favelão nesta sexta, dia 03 de outubro, no Centro Esportivo da Vila Manchester, zona leste da capital paulista. Os jogos vão acontecer diariamente no local, com uma folga nos dias 09 e 11, para as disputas das quartas e semifinais.

A Taça das Favelas Brasil 2025 é realizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela, do grupo Favela Holding, Ministério do Esporte e em cooperação com a UNESCO. Tem patrocínio máster de Agibank, Friboi e Steck; Ouro de Favela Seguros, Gol, Mag Seguros, Grupo R1 e Vai Voando; Prata de Assaí Atacadista e VR; Promoção de TV Globo, Eletromidia, Comunidade Door e Jornal Empoderado; Apoio de FSB Holding e DFM Advocacia; e Apoio Institucional de Fundação Teatro Municipal e Prefeitura de São Paulo.

Confira os grupos do Favelão 2025
Feminino
Grupo A – Rio de Janeiro, Brasília, Piauí e Bahia
Grupo B – São Paulo, Paraná, Maranhão e Amazonas
Grupo C – Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul
Grupo D – Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso

Masculino
Grupo A – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Maranhão
Grupo B – Minas Gerais, Goiás, Bahia e Paraíba
Grupo C – São Paulo, Mato Grosso, Brasília e Piauí
Grupo D – Paraná, Ceará e Amazonas

Pular para o conteúdo