Taça das Favelas Brasil: quartas de final acontecem nesta sexta-feira, 18 de outubro
Veja como as seleções chegam para o mata-mata
Nesta sexta-feira, 18 de outubro, vão acontecer os confrontos válidos pelas quartas de final da Taça das Favelas Brasil 2024. A partir das 8h, o campo da Vila Manchester, zona leste da capital paulista, que é palco dos jogos desde o dia 11 deste mês, vai sediar mais uma etapa crucial na reta final da competição realizada pela CUFA e produzida pela InFavela.
Foram 12 estados participantes, com seleções feminina e masculina, que disputaram 8 vagas para fase mata-mata, composta pelos 2 primeiros colocados em cada grupo, mais os 2 melhores terceiros colocados no geral.
Nas quartas de final, a região Nordeste será representada pelas seleções do Ceará, Bahia e Piauí. No masculino, os baianos passaram em segundo lugar do grupo, eliminando diretamente a delegação onde a Taça começou, Rio de Janeiro. O Piauí foi o terceiro colocado com uma vitória, um empate e uma derrota e vai enfrentar a seleção do Paraná, campeã de 2023. Do lado feminino, a seleção cearense somou 7 pontos e ficou na primeira colocação do grupo A.
Descendo no mapa do Brasil, vem a região centro-oeste. A delegação de Goiás estará 100% nas quartas. As meninas terminaram a fase de grupos em primeiro lugar, marcando 8 gols em 3 jogos. Já os meninos, passaram sufoco no início, mas recuperaram na última rodada, ficando entre os melhores terceiros no geral.
Pelo Sudeste, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estarão com ambas categorias. No feminino, as capixabas avançaram ao ocuparem a terceira colocação do grupo C, enquanto as mineiras e paulistas foram as segundas em seus grupos. No masculino, o Espírito Santo venceu os três jogos, enquanto São Paulo e Minas alcançaram 6 pontos. Do Rio de Janeiro, apenas as bicampeãs disputarão as quartas, com a campanha de 3 jogos e 3 vitórias.
O Sul vem forte. Os campeões de 2023 continuam defendendo o título, e as meninas também estão embaladas. Quem não fica atrás são os gaúchos, que chegam às quartas depois de terminarem em segundo lugar em seus grupos. As meninas irão enfrentar a seleção de Minas Gerais, e no masculino, o duelo será contra os donos da casa, São Paulo.
“Agora vamos para o tudo ou nada, em caso de empate, é pênaltis direto. Temos a ciência de que serão confrontos pegados, decididos no detalhe, mas o que está em jogo é o sonho de conquistar a Taça, o maior campeonato de favelas do mundo. Parabéns aos estados que chegaram a esta fase”, disse Breno Cardoso, coordenador da Taça das Favelas Brasil.
A Taça das Favelas Brasil 2024 é realizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela; conta com patrocínio Master De Vale, Mercado Livre e Friboi; Ouro de Vai Voando e Favela seguros; Prata de Arcelormittal e Real Cestas; Apoio de Sheraton, Grupo R1, Fsb Holding e Dfm Advocacia; Promoção de Tv Globo, Eletromidia, Trace, Comunidade Door, Notícia Preta e Jornal Empoderado; E Parceria Institucional da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade De São Paulo (Seme), Museu Do Futebol e Secretaria Estadual De Cultura, Economia E Indústria Criativa.
Confrontos quartas de final Taça das Favelas Brasil 2024
18/10 – sexta-feira
Masculino
8h- Minas Gerais x Goiás
9h20- Rio Grande Do Sul x São Paulo
10h40- Paraná x Piauí
12h – Espírito Santo x Bahia
Feminino
13h20 – Ceará x Paraná
14h40 – Rio Grande Do Sul x Minas Gerais
16h – Rio de Janeiro x Espírito Santo
17h20 – Goiás x São Paulo