REGULAMENTO TAÇA DAS FAVELAS DE SÃO PAULO - 2020

  • DAS FINALIDADES

    Art. 1º - A Taça das Favelas é uma realização da Central Única das Favelas. A CUFA é uma instituição de caráter social, cultural e esportivo presente em todo o território nacional. Desenvolve e promove atividades com as comunidades nos campos da saúde, educação, cultura, desporto, cidadania e desenvolvimento humano, na perspectiva da promoção da melhoria da qualidade de vida e cidadania plena.
    Parágrafo Primeiro: A Taça das Favelas é uma competição exclusiva para moradores de favelas, e que tem, por finalidade, promover a integração entre as comunidades através de seus jovens. Meninas e meninos. Colaborando assim com a cultura de paz, a valorização dos jovens, a educação através da qualificação para o esporte, o espírito de equipe e a promoção de campanhas pela autoestima nesses territórios e seu entorno.  As experiências da CUFA têm mostrado que essas iniciativas tem tornado os jovens mais conscientes do seu papel social e comunitário.

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • DA PARTICIPAÇÃO

    Art. 2º – Poderão se inscrever na Taça das Favelas temporada 2020 todas as comunidades (favelas, aglomerados subnormais, comunidades carentes) situadas no estado São Paulo.

    Parágrafo Primeiro: Na categoria masculina, as equipes deverão ser compostas por jovens nascidos entre os anos de 2003 e 2006. Porém, será permitido no elenco selecionado, três (3) jogadores nascidos em 2002, estes terão completado 18 anos. Fica registrado ainda que os três maiores poderão estar em campo ao mesmo tempo, a critério do seu treinador ou treinadora.
    Na categoria feminina, as equipes deverão ser compostas por jovens nascidas a partir de 2006.
    Parágrafo Segundo: Caso algum representante desista de participar do evento, ou falte às etapas como reuniões, seminários, sorteio das chaves, DIPE (Dia da Peneira), ação social, entre outras atividades referentes ao campeonato, serão substituídos por outra comunidade. Todas as fases são eliminatórias. Porém, alguns estados podem optar por diminuir pontos ou acrescentar.

    Parágrafo Terceiro: É obrigatória a participação da comunidade na cerimônia de abertura e no encerramento da competição estadual e nacional. Ou seja, todos os participantes do estado de São Paulo, capital e interior, deverão prestigiar e confirmar a sua participação na próxima competição ao comprovarem o seu comparecimento nas duas finais.

    Essa prática tem o intuito de reforçar o caráter cívico, de solidariedade e educacional.

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • ELIMINATÓRIAS

    Para possibilitar um revezamento saudável entre os moradores de favelas que desejam participar das futuras competições, a produção decidiu que haverá 32 eliminados do total de 96 seleções participantes masculinas e 8 femininas de um total de 32 participantes.  

    Abriremos inscrições imediatamente para então promover eliminatórias no mês de outubro de 2020. Essas novas favelas disputarão com as eliminadas e as vencedoras finalmente participarão da Taça de 2021. O formato da disputa será explicado em reunião entre os inscritos e a comissão organizadora. 

    Art. 3º – As inscrições serão realizadas através de uma ficha de cadastro virtual, que se encontra no site da Taça das Favelas (www.tacadasfavelas.com.br),  poderão se inscrever moradores exclusivos da comunidade, seja ele liderança, morador comum ou organizações esportivas  que atuam na comunidade (mas terá que ser representada por no mínimo um morador no momento da inscrição). Vale lembrar que essa inscrição não garante a participação da favela na competição. As seleções serão confirmadas na reunião geral que será convocada pela Cufa, em data posteriormente comunicada.

    Parágrafo Primeiro: A Comissão Organizadora descreve nesse parágrafo que todas as comunidades inscritas serão avaliadas até serem escolhidas, citaremos  alguns critérios como: compromisso com ações organizadas pela CUFA, garantia de segurança para os participantes, campo de futebol, acesso, envolvimento da comunidade, garantia de equipamentos como: redes, árbitros da comunidade, em ocasião dos DIPEs. Portanto, a decisão de participar na competição acontecerá somente depois de todas as explicações da produção para as comunidades candidatas.

    Parágrafo Segundo: A Comissão Organizadora se reserva ao direito de encerrar as inscrições antes do prazo em decorrência de eventual excesso de inscritos.

    Parágrafo Terceiro: Em data oportuna, será divulgada no site www.tacadasfavelas.com.br e no aplicativo Taça das Favelas.

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • DAS DISPUTAS

    Art. 4º – Taça das Favelas será dividida em 2 (duas) categorias: masculina e feminina.
    Parágrafo Primeiro – A Taça das Favelas será disputada na modalidade futebol. As equipes não poderão em nenhuma hipótese ser mistas (compostas por meninos e meninas).

    Parágrafo Segundo – Na categoria feminina, cada seleção poderá contar com, no mínimo, 10 atletas da comunidade, podendo ser as outras 20 poderão de qualquer parte do estado inclusive de regiões não faveladas.
    Uma vez tendo defendido uma seleção, essas moças não poderão jamais defender outra comunidade no mesmo ano da competição.

    Parágrafo Terceiro – Masculino - A equipe masculina deverá ter com moradores de favelas nos seus 30 atletas. Porém, se desejar, a equipe poderá contar com 06 jogadores de favelas de qualquer outra região do estado de São Paulo. Portanto, 24 jogadores deverão ser do próprio complexo de favelas.   

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • DAS COMPETIÇÕES

    Art. 5º – A Taça das Favelas ocorrerá em 2 (duas) fases: A primeira consiste no Dia da Peneira – DIPE e a outra fase é a dos torneios (masculino e feminino). O cronograma dos jogos será disponibilizado no site.

    AS COMPETIÇÕES
    Art. 6º – A Taça das Favelas – masculino e feminino - terá como forma de disputa o clássico mata–mata.

    Eliminação:
    Serão eliminadas as seleções (32 masculinas e 08 femininas) que se tornarem os piores entre os perdedores. Os critérios são:

    Parágrafo primeiro – Na pontuação dos times, será usado o seguinte critério:
    Vitória -   3 pontos
    Empate – 1 ponto
    Derrota - 0 Ponto

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • CRITÉRIOS DE DESEMPATE OU ELIMINAÇÃO

    Art. 7º– em caso de igualdade na pontuação para seguir na classificação ou para seguir como eliminado o desempate será dado a partir dos seguintes critérios:

    Participação nos workshops/ações sociais –
    Alínea – Maior número de vitórias;
    Alínea – Melhor Saldo de gols;
    Alínea – Maior número de Gols pró;
    Alínea – Menor número de cartões vermelhos;
    Alínea – Menor número de cartões amarelos;
    Alínea – Na persistência do empate, será realizado um sorteio (cara ou coroa).
    A partir das quartas de final, o sistema passa a ser de eliminatória simples (mata-mata).

    Art 8º – As equipes deverão estar obrigatoriamente uniformizadas.
    Parágrafo Primeiro – Entende-se por devidamente uniformizadas as equipes cujos atletas se apresentarem calçados, trajando camisa, calção e meião.

    Parágrafo segundo - Material Esportivo - As equipes deverão disputar com seus próprios uniformes, até que a TF conclua possíveis parcerias com fornecedores de material esportivo. Caso isso ocorra, a produção irá fornecer todo o material esportivo para todas as equipes. 

    Jogo Final - A Taça das Favelas fornecerá o uniforme da grande final da Taça das Favelas São Paulo, isso implica em meias, camisas e calção.

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • DA MODALIDADE

    Art. 9º – Cada equipe deverá conter no máximo 30 (trinta) atletas - do sexo masculino ou feminino - para disputar a competição. No banco de reserva poderão permanecer os 11 jogadores (as), e 3 pessoas da equipe técnica.

    OBS - Apenas 22 jogadores no máximo poderão ser relacionados para a disputa de cada partida.

     

    Parágrafo Primeiro– As substituições de todos os jogadores do banco de reservas serão livres. O jogador que for substituído não poderá retornar ao campo de jogo.

    Parágrafo Segundo – Assistentes e dirigentes dos times participantes devem ser maiores de 18 anos, podendo ser de ambos os sexos.

    Art. 10º – Nas disputas dos jogos na categoria masculina e feminina as durações das partidas terão o tempo de: 30 minutos, inclusive nas finais. Se em algum momento for possível aumentar o tempo os dois treinadores serão consultados.

    Art. 12º - Em todas as fases o confronto será no sistema de mata-mata (confronto direto), em caso de empate em uma partida, haverá cobrança de uma série de 3 (três) pênaltis para cada seleção, alternadamente.

    Art. 13º - Qualquer produtor da Taça das Favelas tem poderes para pôr na súmula do árbitro informações sobre atletas, torcedores, comissão técnica, entre outras informações, podendo levar a  punição.

    Art.  14º- O desenvolvimento de atos de indisciplina tais como: agressão física e verbal, organização de tumultos ou brigas, dos jovens participantes dos sexos masculino e feminino, técnicos ou dirigentes, implicará na desclassificação automática da equipe no evento, ainda que seja a caminho para os jogos ou suas residências. A exclusão se estende ainda em casos de depredação de patrimônios públicos ou privados.

    Art 15º - Em caso de má fé por parte dos jogadores:
    Parágrafo primeiro: Os que chutarem a bola intencionalmente para fora do estádio, receberão cartão amarelo;
    Parágrafo segundo:  Regra C-A -3 (Celso Athayde) Os jogadores que, por ventura, se machucarem deverão sair de campo por três minutos, até que se recuperem. Em caso de simulação, os árbitros irão encaminhá-los para os médicos também para o repouso obrigatório a fim de preservar sua integridade física.

    Obs - O treinador tem a opção de esperar os três minutos ou não para substituí-los .

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • DA PREMIAÇÃO

    Art. 16º – Serão premiadas as três primeiras equipes colocadas, nas categorias masculinas e femininas.

    *(Comissão Técnica também receberá punições bem como cartão amarelo e vermelho, por invasão, xingamentos, e atrasos da partida propositalmente)

    Parágrafo Único: A Comissão Organizadora também irá premiar aqueles que se destacarem na disputa da competição da seguinte forma:
    (a) Artilheiro (a) da competição.
    (b) Melhor jogador (a)
    (c) Melhor treinador(a)

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO

    Art. 17º - No sorteio das chaves serão divulgados:
    (a) Regulamento da Taça das Favelas;
    (b) Tabelas com o cronograma dos jogos, locais, horários e confrontos.
    A Comissão Organizadora vem informar, por meio deste artigo, que serão ministrados workshops de capacitação para atletas, técnicos e representantes das comunidades, com programação a ser divulgada posteriormente.

    Parágrafo Único – Todas as comunidades inscritas e selecionadas para participar da Taça das Favelas deverão comparecer obrigatoriamente ao Congresso Técnico, com o número de participantes estabelecido pela comissão.

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

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    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...

  • DISPOSIÇÕES FINAIS

    Art. 18º - Os participantes concordam em autorizar o uso de imagens, voz e performance, com divulgação no site, anúncios em jornais, TVs. Documentários da Taça, fotos, vídeos, revistas e qualquer outro material audiovisual, para a Taça das Favelas, sem nenhum ônus para as empresas/entidades organizadoras e patrocinadoras.
    Art. 19º - O presente regulamento estará disponível no site do evento. Eventuais dúvidas relacionadas a competição e seu regulamento poderão ser esclarecidas através do item fale conosco do site www.tacadasfavelas.com.br

    Art. 20º – Para todos os efeitos legais, os participantes do evento declaram que as informações transmitidas no ato das inscrições são verídicas, isentando a CUFA e seus parceiros de qualquer informação ou demanda que, porventura, venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

    Art. 21º - A Comissão Organizadora reserva o direto de interromper o andamento da competição e alterar este regulamento, se assim julgar necessário em virtude de acontecimentos de força maior. Caso não haja concordância com os novos termos do regulamento ou com eventual interrupção, o participante poderá cancelar sua inscrição estando assim liberado das obrigações assumidas.
    Art. 22º- A participação na III Taça das Favelas não irá garantir as comunidades nenhum outro direito ou vantagem que não estejam expressamente previstos neste regulamento.
    Art. 23º – As infrações, ocorrências e recursos registrados no transcorrer do evento serão processados e julgados por uma Comissão de Disciplina, que será formada por 3 (três) dirigentes indicados pela Comissão Organizadora, com base nas súmulas dos jogos, nos relatórios dos árbitros e nos informes da coordenação técnica.
    Parágrafo Único – As comunidades participantes da competição reconhecem a Comissão Organizadora como única e definitiva instância para resolver as questões da Taça das Favelas, desistindo ou renunciando expressamente de recorrer a qualquer outra organização.
    Art. 24º- A participação na Taça das Favelas implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste presente regulamento.
    Parágrafo Único– As comunidades, os professores/treinadores e seus atletas devem, obrigatoriamente, conhecer esse regulamento e as regras oficiais aplicadas ao futebol que faz parte da programação do evento.
    Art. 25º – As situações que estiverem omissas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora do evento, que será composta por membros designados pela CUFA.

    * O regulamento pode variar de acordo com o estado ou município...





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