O que é a Taça das Favelas?

A Taça das Favelas é o maior campeonato de favelas do mundo. O torneio de futebol, realizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa da Favela Holding, foi disputado pela primeira vez em 2012, no Rio de Janeiro, completando 10 anos, em 2022.

Em 2019, pela primeira vez, as grandes finais da competição nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo foram em estádios e transmitidas ao vivo pela rede Globo. Dali em diante, a competição aumentou seu alcance e reconhecimento, dando potência para sua realização em estados de diferentes regiões do país.

O sucesso das etapas estaduais consolidou o torneio e abriu caminhos para um projeto ainda mais grandioso. Em 2022, a CUFA realizou a primeira edição da Taça das Favelas Brasil, o Favelão, onde a seleção de cada estado é formada por atletas que se destacaram durante a fase regional. As grandes finais ocorreram em novembro, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo em TV aberta, na qual Rio de Janeiro levou o título feminino e São Paulo o masculino.

Na edição de 2023, o Rio de Janeiro se tornou bicampeão pelo feminino e o Paraná foi campeão inédito pelo masculino. Agora, 2024 marca a terceira edição da Taça das Favelas Brasil, que tem a capital paulista como sede.

Taça 2011 - campeãs

Objetivos

Com o objetivo de transformar vidas através do esporte, a Taça das Favelas mobiliza mais de 800 mil jovens por todo território nacional e gera impacto positivo dentro e fora dos gramados. A organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, em todos os estados que recebem o projeto, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidados com a alimentação até educação financeira.

O volante Patrick de Paula jogou a Taça das Favelas Rio de Janeiro pelo Complexo Santa Margarida, foi revelado e se profissionalizou no Palmeiras, onde fez o gol do título do Paulista de 2020, na disputa de pênaltis, contra o Corinthians. Ele jogou a edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo nos anos de 2015, 2016 e 2017. Em março de 2022, o jovem foi adquirido pelo Botafogo, por valor de mais de R$ 30 milhões, por 50% dos seus direitos econômicos. Tornando-se, assim, a contratação mais cara da história do Glorioso de General Severiano.

Além de Patrick, há outros exemplos de crias da Taça que estão trilhando carreira no futebol. Vitória Pereira Gomes jogou a Taça das Favelas Ceará em 2023, pela Favela Castelão, e saiu de contrato assinado com o clube Ceará. Karol Mineira foi campeã com o Complexo Casa Verde em 2019 na Taça das Favelas São Paulo, e hoje está no exterior, defendendo a camisa do Vilaverdense de Portugal. Ítalo Vinícius, atleta do Fluminense, passou pela Taça das Favelas Minas Gerais em 2022 e 2023, um cria da favela Pedreira Prado Lopes.

Pular para o conteúdo