Haja coração! Em sábado de fortes emoções, Taça das Favelas chega à fase mata-mata

25 de Maio de 2019



por Christian Fuentes*, Gabriella Lima* e Lucas Meireles*

A emoção só aumenta! Teve início neste sábado, 25 de maio, a fase de mata-mata da Taça das Favelas Rio 2019, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Os times vencedores garantiram a vaga nas oitavas de final do torneio masculino e se juntaram a Vila Aliança, Engenho Velho de Itaboraí, Tijuquinha e Complexo Manguariba, já classificadas por terem feito as melhores campanhas da fase de grupos do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela. Só foram disputados jogos da categoria masculina, os da categoria feminina serão retomados no próximo final de semana.

O dia de competição foi marcado pelos pênaltis, no Campo do Realengo. Somente nas partidas entre Favelinha de Olavo Bilac e Vilar Carioca e KM 40 de Seropédica e Cidade de Deus não houveram nenhuma cobrança. Foram três penalidades máxima na vitória do Jardim Bangu sobre o Complexo do Taquaral, um na vitória do Patativa de Campo Grande diante do Chapadão e mais no triunfo do Fumacê sobre a Favela de Sarapuí. Além da partida entre Viegas e Complexo da Coréia, que foi parar na decisão por pênaltis com vitória para a Coréia.


Jardim Bangu 4x2 Complexo do Taquaral

O primeiro duelo deste sábado de Taça das Favelas garantiu muitos gols e emoções aos torcedores presentes no Campo de Realengo. Em partida marcada pelo grande número de pênaltis assinalados - três ao todo -, a equipe de Jardim Bangu se impôs diante do Complexo do Taquaral, que embora tenha esboçado uma reação no final, não conseguiu evitar a derrota pelo placar de 4 a 2. Com o resultado, o Jardim Bangu carimbou seu passaporte para as oitavas de final da competição. Os gols do time foram marcados por Guilherme Dias, Jonas dos Anjos, Pablo Barbosa e Mario Oliveira, enquanto que Marlon Martins fez os dois do Complexo do Taquaral.


Viegas 0 (2)x(3) 0 Complexo da Coréia

Na segunda partida do dia, Viegas e Complexo da Coréia se enfrentaram em um jogo muito disputado. Embora os dois times tenham criado boas jogadas, a partida terminou 0 a 0 e a decisão da vaga ficou para os pênaltis. A Coréia converteu os três com Rian, Jobson e Luan Felipe, e ainda contou com a boa atuação do goleiro Kauã, destaque da partida, que defendeu um pênalti e garantiu a classificação do time para a próxima fase. Já os gols do Viegas foram marcados por Luizinho e Samir.


Favelinha de Olavo Bilac 1 x 2 Vilar Carioca

No terceiro jogo do dia, o Vilar Carioca começou em ritmo frenético. Logo nos minutos iniciais, o atacante Tales aproveitou um erro na saída de bola do adversário para abrir o placar. A Favelinha de Olavo Bilac até equilibrou o jogo, mas continuou errando onde não poderia. Em mais uma saída equivocada, o atacante Igor ampliou a vantagem para o Vilar em um contra-ataque fulminante. Na segunda etapa, o meia Gustavo Fox aproveitou um lançamento em profundidade para descontar para o Olavo Bilac. O camisa 10 da equipe de azul e preto por pouco não empatou. Após uma bela arrancada, Gustavo acabou esbarrando na boa defesa do goleiro Allyson. No fim, o Vilar Carioca comemorou a classificação e vai encarar a Vila Aliança.


Patativas de Campo Grande 2x0 Chapadão

Dando sequência na fase de classificação para as oitavas da Taça das Favelas, Patativas de Campo Grande e Chapadão protagonizaram um bom duelo na tarde deste sábado. A partida foi marcada pelo equilíbrio tático entre os dois times. Melhor para a equipe da Zona Oeste, que soube aproveitar as poucas chances claras de finalização e venceu o Chapadão pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Kléber Ferreira, na primeira etapa e pelo veloz atacante Diogo Silva, já na fase final. O Patativas volta a campo na próxima semana para encarar a equipe do Manguariba.


Fumacê 2x1 Sarapuí

O penúltimo jogo do dia foi eletrizante dentro e fora de campo. O Fumacê começou pressionando, mas se deparou com a boa defesa do time do Sarapuí e, por mais que fizesse boas jogadas, não acertava as finalizações. O Sarapuí até conseguiu encaixar algumas boas jogadas em velocidade, principalmente pelo lado direito, mas também não foi achava o gol. Até que no final do 1º tempo, após uma bola na mão na pequena área, o árbitro marcou pênalti para o Fumacê e Rafael Coelho converteu com categoria. Foi dele também o segundo gol do time de Realengo, de bicicleta, já no segundo tempo. Pouco depois, João Victor diminuiu para o Sarapuí, que foi com pressão total em busca do empate, mas não foi o suficiente. Com a vitória, o Fumacê se classifica para as oitavas de final e enfrenta o KM 40 – Seropédica.


KM 40 - Seropédica 3x1 Cidade de Deus

Na última partida do sábado, o KM 40 de Seropédica chegou mostrando a que veio. Marcelo, em jogada individual, abriu o placar para a equipe da Zona Rural do Rio. A Cidade de Deus quase respondeu imediatamente, mas o goleiro Erick defendeu a linda falta cobrada por Gabriel. O time de Seropédica aproveitou e ampliou a vantagem ainda no primeiro tempo com Lucas Alexandre, de cabeça. Se a falta de Gabriel não balançou as redes, a de Andrey sim. Na bola parada, o meia descontou para a CDD na segunda etapa. Porém, o inspirado Lucas Alexandre contou com o oportunismo e deu números finais ao confronto.

A Taça das Favelas Rio 2019 tem patrocínio do PicPay e da Friboi, apoio de Box Mineiro, Euro Sports, Vai Voando, Comunidade Door, Doctare, Globo, Sportv, Mycujoo e Placar Esportivo.


*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.





Taça das Favelas 2019 - Todos os direitos reservados.