Domingo de empates na Taça das Favelas Rio 2019

05 de Maio de 2019



 

por Alexander Valu*, Christian Fuentes* e Lucas Meirelles*

O domingo, dia 5 de maio, no Campo do Realengo, estava morno. Porém, isto não impediu que os jogos ficassem quentes no gramado, nas partidas decisivas da Taça das Favelas Rio 2019. Em um dia que ficou marcado por muitos empates.

Logo no início, Faz Quem Quer e Cidade de Deus igualaram forças de forma emocionante. Assim como Fallet Fogueteiro e Sampaio, Jorge Turco contra a Vila Croácia e Complexo da Penha e Lagoa de Magé. As únicas vitórias foram do Curral das Éguas sobre o Complexo da Coréia, no feminino, e a goleada da Vila Aliança sobre o Chacrinha, no masculino.

Faz Quem Quer 1x1 Cidade de Deus - Masculino

O primeiro jogo do domingo de Taça das Favelas Rio 2019 já garantiu muitas emoções para os torcedores, que foram ao Campo do Realengo ou assistiram através da plataforma Mycujoo. Em um duelo muito disputado e com pouco criatividade no setor do meio campo, as duas equipes insistiam em bolas longas e finalizações de fora da área. Com mais posse de bola, o time da Cidade de Deus era mais perigoso e chegava com mais frequência no gol adversário. A superioridade, porém, só foi revertida em gol na segunda etapa. Após bela cobrança de pênalti de Gabriel Castro, a Cidade de Deus abriu o placar. Poucos minutos depois, após lançamento para a área, o time do Faz Quem Quer conseguiu chegar ao empate em cabeceio do atacante João Victor: 1 a 1. O gol, entretanto, não impediu a eliminação da equipe de São João De Meriti, que deu adeus à Taça das Favelas 2019. Festa da CDD, que se classificou para a próxima fase com o empate, no grupo mais equilibrado da competição.

 

Curral das Éguas 2x1 Complexo da Coreia - Feminino                                                                                                                                

A segunda partida do dia foi reservada para categoria feminina voltar a campo, depois de alguns dias de recesso. As jogadoras do Complexo da Coreia e do Curral das Éguas entraram em campo com muita disposição. Com mais domínio de bola, o Curral começou pressionando bastante e criando boas chances de gols, que se concretizaram com pouco intervalo de tempo entre um e outro. Aos 13 minutos da primeira etapa, Adriana Lima balançou a rede adversária, abrindo o placar para o time do Curral. Quatro minutos depois, o Curral ampliou em um chute cruzado e certeiro da jogadora Daiani de Barros. A bola descansou tranquila no lado direito do gol da Coreia, sem chances de defesa.  A reação do Complexo da Coreia começou logo no início do segundo tempo. Aos sete minutos, em rápida jogada pelo meio, na entrada da grande área, a atacante Juliana de Almeida avançou e ficou de cara para o gol, com um chute forte, anotou o primeiro e único da equipe no jogo, sem chances para a goleira do Curral defender. A partir daí, os dois times bem que lutaram, bravamente, e sofreram sob intenso calor que, a esta altura, já perto do meio-dia, castigava o campo do Realengo F.C. No entanto, o placar se manteve em 2 a 1 para favela do Curral das Éguas, que se classificou para a próxima fase.

 

Fallet Fogueteiro 0x0 Sampaio - Masculino

Pela terceira partida do dia, o Sampaio começou com mais volume de jogo. Mas, não foi suficiente para que a equipe da Zona Norte do Rio de Janeiro saísse em vantagem. Na melhor chance do primeiro tempo, o atacante Carlos Alberto acabou acertando a trave. Na segunda etapa, o Fallet Fogueteiro equilibrou as ações, porém, sem conseguir ameaçar o goleiro adversário. No final, ambas as equipes acabaram com um empate sem gols, que culminou na classificação do Sampaio.

 

Jorge Turco 2x2 Vila Croácia - Masculino

Jorge Turco e Vila Croácia protagonizaram um duelo emocionante na tarde deste domingo. O primeiro tempo foi todo dominado pela equipe do Jorge Turco, que abriu dois gols de vantagem com o seu camisa 11, Guilherme Lindolfo. O placar poderia ter sido mais elástico, se não fosse a boa atuação do goleiro do time adversário. Na segunda etapa os papéis se inverteram, e a superioridade foi da Vila Croácia, que precisava virar o jogo para se classificar. Thalyson e Davidson igualaram o marcador para a equipe branco e vermelho: 2 a 2. O time de Senador Camará pressionou até o fim, mas a reação parou por aí. O resultado garantiu o Jorge Turco próxima fase da competição.

Vila Aliança 6x0 Chacrinha - Masculino

O jogo marcou um confronto direto pela vaga na próxima fase. A Vila Aliança não se acomodou com a vantagem do empate e foi com tudo pra cima do adversário. Logo aos nove minutos do primeiro tempo, Igor Mendes, abriu o placar para a vice-campeã do ano passado e campeã do ano retrasado, aproveitando o rebote de um forte chute contra a defesa do time do Chacrinha. A um minuto do fim da primeira etapa, a Vila Aliança ainda teve um pênalti a seu favor, convertido nos pés do meia Jorge Antônio. Com desvantagem de dois gols na partida, o Chacrinha precisava reagir no segundo tempo. Mas a Vila Aliança, com muito mais volume de jogo e posse de bola, iniciou a etapa final de forma avassaladora. Após lance confuso na pequena área, com apenas um minuto de recomeço de jogo, o meia Igor Mendes anotou o seu segundo gol da partida, e o terceiro do time. Embora valentes, os jogadores da favela do Chacrinha não resistiram ao ataque da Vila. Aos 14 minutos, o volante Cauã Souza balançou a rede do adversário pela quarta vez, dando início a uma goleada memorável. E o quinto gol do Vila Aliança saiu dos pés do meia Douglas Duarte, aos 22 minutos. Sem poder de reação, a equipe do Chacrinha não conseguiu fazer o gol de honra e ainda sofreu o sexto. O carrasco da vez foi o atacante, Cauã Phellipe, fechando o placar para o Vila Aliança em 6 a 0.

Complexo da Penha 0x0 Lagoa de Magé - Masculino

A última partida do domingo foi morna. Apesar das equipes precisarem vencer para definir a classificada para a próxima fase, o jogo foi bastante truncado e poucas oportunidades de gol. No final do segundo tempo, o time do município de Magé por pouco não conseguiu marcar. Mas o placar terminou mesmo sem gols. Resultado que eliminou ambas as favelas, e classificou o Para Pedro, o outro integrante do grupo 18.

 

No próximo final de semana não haverá jogos devido ao dia das mães. A edição carioca do maior campeonato de futebol volta no dia 18 de maio.

 

A Taça das Favelas Rio 2019 tem patrocínio do PicPay e da Friboi, apoio de Box Mineiro, Euro Sports, Vai Voando, Comunidade Door, Doctare, Globo, Sportv, Mycujoo e Placar Esportivo.

*Voluntários sob supervisão da assessoria de comunicação da CUFA.





Taça das Favelas 2019 - Todos os direitos reservados.