Futebol da Quebrada ocupa o Museu do Futebol entre setembro e outubro, com exibição das Taças das Favelas e lançamento do álbum do torneio

13 de Setembro de 2019



Mantido em campos de periferia, o futebol das comunidades recebe programação especial, campinhos virtuais de terrão e asfalto e atividades referentes à Taça das Favelas

 

 

Na maior parte do tempo longe dos holofotes, o futebol segue sendo praticado nas periferias brasileiras não apenas como esporte, mas como elo que mantém unidas as comunidades locais. Além disso, sempre revelou craques do futebol brasileiro. É por sua importância social e esportiva que a prática ganha uma programação especial no Museu do Futebol, em São Paulo, entre 14 de setembro e 13 de outubro, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).

 

Sob o nome Futebol da Quebrada, a programação terá exposição das Taças das Favelas e lançamento do álbum da competição; mostra de filmes sobre o futebol de várzea, bate-papo integrado à programação do 10º Cinefoot, instalação com 72 camisas de times de várzea, além de exibição de material inédito sobre o Campo de Marte, recolhido pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu. Instituição da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol tem um longo histórico de pesquisa e registro do futebol praticado na periferia.

 

Realizada pela primeira vez esse ano em São Paulo, a Taça das Favelas, organizada pela CUFA e produzida pela InFavela, foi um fenômeno: envolveu milhares de jovens moradores de favelas e periferias, em uma competição acirrada tanto no masculino quanto no feminino. A final lotou o Estádio do Pacaembu e foi transmitida pela TV Globo para a Grande São Paulo, com grande audiência. O torneio contou com o apoio secretário municipal de esportes de São Paulo, Carlos Bezerra.

 

O lançamento do álbum da competição com os times participantes, tanto masculinos quanto femininos, que foi viabilizado pela vereadora Patrícia Bezerra, acontece no dia 14 (sábado), às 10h, com alguns atletas presentes. Na mesma data, tem início a exposição dos troféus, cedidos pelos times vencedores nas duas modalidades: Parque Santo Antônio no masculino e Complexo Casa Verde no feminino.

 

Ao lado de onde os troféus serão exibidos, os famosos campinhos virtuais do Museu do Futebol também vão mudar de cara para representar a diversidade do futebol praticado na periferia: ele alternará entre chão de barro, de asfalto e de grama sintética, solo cada vez mais comum nos campos da periferia. Completa a experiência a exibição em formato digital de fotos de campeonatos e times de várzea do acervo do Museu, fruto de pesquisas do Centro de Referência do Futebol Brasileiro.

 

No telão da Sala Jogo de Corpo, os visitantes poderão assistir ao documentário “Taça dos Sonhos”, produzido pela TV Globo e que retrata a primeira edição paulista da Taça das Favelas. Além dele, uma seleção de filmes sobre futebol varzeano, de 14 de setembro a 13 de outubro - veja os títulos abaixo. Entre os filmes exibidos, foram incluídos títulos que tratam especificamente do futebol feminino nas periferias - tem que se conectar à exposição temporária "CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol", em cartaz no museu até 20 de outubro.

 

No dia 14 de setembro (sábado), às 16h, haverá bate-papo com os diretores dos documentários Made in várzea, Rodney Suguita; e Futebol é coisa de mulher? as dificuldades das meninas que jogam na várzea, Alexandre Putti. Participam também a fundadora da liga feminina de Futebol Amador, Maria Amorim, além de Silvani Chagas, do Perifeminas F. C.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

LANÇAMENTO DO ÁLBUM DE FIGURINHAS DA TAÇAS DAS FAVELAS

14/9, sábado, às 10h

 

EXIBIÇÃO DOS TROFÉUS DAS TAÇAS DAS FAVELAS

EXIBIÇÃO DE CAMISAS E FOTOGRAFIAS DE TIMES DE VÁRZEA

CAMPINHOS VIRTUAIS DE TERRÃO E ASFALTO

De 14/9 a 13/10, de terça a domingo, das 9h às 17h.

 


Serviço
Lançamento do álbum e exposição das Taças das Favelas
Data:
14 de setembro (sábado) – As Taças ficam no museu até o dia 13 de outubro
Local: Museu do Futebol
Horário: 10h
Endereço: Praça Charles Miler, s/n - Pacaembu, São Paulo - SP





Taça das Favelas 2019 - Todos os direitos reservados.