Complexo da Casa Verde e Paraisópolis, no feminino, Favela 1010 e Parque Santo Antônio, pelo masculino, são as grandes finalistas da Taça das Favelas São Paulo 2019

19 de Maio de 2019



por Géssica Esteves*

 

Neste domingo, 19 de maio, o campo da Vila Manchester foi palco para grandes emoções. Entre tantos momentos compartilhados dentro deste gramado, a primeira edição paulista do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo finalizou as suas semifinais e definiu as favelas finalistas que realizarão o grande sonho de jogar a grande final dia 1º de junho, no Estádio do Pacaembu.

Heliópolis 0 (1) x (2) 0 Complexo da Casa Verde - Feminino

A primeira vaga feminina para a grande final foi disputada entre duas seleções que fizeram uma excelente campanha no torneio. No primeiro tempo, as meninas do Complexo da Casa Verde apertaram a marcação, mas as guerreiras de Heliópolis não deixavam barato e atuaram bem em todas as divididas de bola. Enquanto a bola rolava pelo meio campo, as duas seleções buscavam uma brecha para um ataque rápido em busca do gol. No segundo tempo, a seleção de Heliópolis criou mais chances, mas a goleira Laisla, do Complexo Casa Verde, estava atenta, e a zaga da seleção permaneceu tirando todas as bolas, mantendo o placar zerado até o fim do segundo tempo. Nas penalidades, a seleção de Heliópolis não teve uma boa atuação, perdeu dois chutes que custaram a vaga para a grande final. O Complexo da Casa Verde segue rumo ao Pacaembu para a grande final da Taça das Favelas São Paulo 2019!

 

Parque Santo Antônio 1 x 0 Favela do Colina – Masculino

Foi um clássico duelo de gigantes! O Complexo do Parque Santo Antônio entrou em campo com muita raça, um bom toque de bola, concentração em cada passe e rapidamente o resultado veio, Geovane, camisa 20, abriu o placar no primeiro tempo. No segundo tempo, a Favela do Colina buscou o empate, cada minuto contava, o time não desistiu, muito menos a torcida que encheu as arquibancadas da Vila Manchester para apoiar o time vermelho e branco. O destaque da partida foi o goleiro Alan, da Favela do Colina, que salvou por diversas vezes o time, e até se arriscou saindo do gol para cobrar uma falta nos minutos finais. Apesar de todo o esforço, o jogo acabou com o Complexo Parque Santo Antônio classificado para a grande final.

 

 

Paraisópolis 4 x 1 Parque Santa Madalena – Feminino

O jogo mais emocionante das semifinais da edição de 2019 da Taça da Favelas São Paulo. A equipe do Parque Santa Madalena, que vinha de um histórico de partidas com ataque ofensivo e o maior saldo de gols do campeonato, entrou em campo sem Lyvian, a atual artilheira do campeonato, e parece que o desfalque da equipe custou a classificação. No primeiro tempo, Marluce, camisa 9, abriu o placar para a favela de Paraisópolis. Ao início do segundo tempo, de novo ela, deixando Paraisópolis mais próxima da classificação. Apesar dos esforços de Vitória, uma das jogadoras de destaque do Parque Santa Madalena, a partida foi dominada pela seleção canarinha. Virou passeio. Angélica, camisa 20, tirou onda deixando a goleira no chão e marcando mais dois para a seleção de Paraisópolis. Andressa, camisa 8, fez o gol de honra do Parque Santa Madalena, mas a festa já estava garantida. A seleção de Paraisópolis enfrentará o Complexo da Casa Verde, dia 1º de junho, no Pacaembu!

 

Favela 1010 - Rio Pequeno 0 (7) x (6) 0 Favela Do Iporanga – Masculino

A Favela do Iporanga liderou o primeiro tempo, criando mais chances de gol, e impulsionando a torcida que compareceu em peso às arquibancadas da Vila Manchester, com tambores e bandeiras, para apoiar a favela nesse momento decisivo. Nos jogos da Taça das Favelas São Paulo, a chuva não pode faltar! O segundo tempo foi pegado, e mais uma vez a Favela 1010 levou a decisão para a marca da cal. A chuva não deu trégua, e a cada cobrança de pênalti as favelas vibravam, foram necessárias sete cobranças de cada lado para definir o grande finalista, e como a Favela 1010 - Rio Pequeno nunca foge da disputa de penalidades, estava preparada e garantiu a vaga contra o Complexo Parque Santo Antônio na final da Taça das Favelas São Paulo.

 

Dia 1º de junho, a partir das 10h30, os portões do Estádio do Pacaembu já estarão abertos esperando você para essa grande festa. A final feminina começa às12h, e a masculina às 14h. A entrada é gratuita.

A Taça das Favelas São Paulo tem como embaixadores o capitão do pentacampeonato mundial de futebol, Cafu, a ex-jogadora de basquete medalhista olímpica, Marta, e o rapper paulista, Dexter, e conta com patrocínio de PicPay, Friboi, Assaí Atacadista e Uber, apoio de Box Mineiro, Vai Voando, Euro Sports, Globo, Sportv, Comunidade Door, Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Mycujoo e Placar Esportivo, e cooperação da UNESCO.

*Voluntária sob supervisão da Assessoria de Comunicação da CUFA.





Taça das Favelas 2019 - Todos os direitos reservados.