AVISOS IMPORTANTES

Estamos de volta! Bem-vindo à Taça das Favelas Nacional 2023. Abaixo estão os itens, que cada estado participante do evento se compromete a assumir e cumprir, durante todo o andamento do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo:

1. As partidas terão o tempo de duração total de 1 hora, sendo 30 min cada tempo, em ambas as categorias (masculina e feminina), caso o jogo vá para os pênaltis serão 3 cobranças.

2. Na semifinal e apenas na semifinal as partidas terão o tempo de duração total de 1h20, 40 min cada tempo, em ambas as categorias (masculina e feminina), caso o jogo vá para os pênaltis serão 5 cobranças.

3. O intervalo das partidas é de 5 minutos. Caso ocorra atraso nessa pausa será relatado em súmula pela Arbitragem/produção, haverá punição disciplinares da competição.

4. Caso o(a) atleta ou algum membro da comissão seja expulso levara 1 jogo de suspensão.

5. Caso o(a) atleta ou algum membro da comissão acumule 2 cartões amarelos no decorrer da competição também levara um jogo de suspensão.

6. Os estados deverão estar devidamente uniformizados, trajando camisa, calção, meião e caneleiras. As cores dos uniformes usados devem ser avisadas previamente à organização do evento.

7. É proibido o uso de chuteira com travas e com travas de alumínio.

8. É proibido o uso de chinelo no campo, tanto para os representantes quanto para os atletas.

9. É proibido andar sem camisa na área de convivência, para todos. Inclusive torcedores.

10. Em momento algum deverá ser retirada a camisa em campo. A mesma ou qualquer parte do uniforme só deverá ser retirado no vestiário, caso ocorra o atleta será punido com cartão amarelo.

11. O uso da camisa para Comissão Técnica é obrigatório.

12. A liderança/comissão técnica é responsável pelo comportamento dos seus jogadores dentro e fora do campo. Atos de depredação, ofensas e provocações de jogadores e comissões técnicas entre favelas adversárias serão passíveis de penalidades na competição, assim como pagamento de prejuízos materiais causados.

13. O time do estado é responsável pelo recolhimento do lixo do vestiário utilizado, assim como cuidado e zelo com o patrimônio local, tais como: chuveiros, pias, vasos sanitários e mictórios. Se for detectado qualquer dano do patrimônio local, o time do estado será penalizado e deverá arcar com possíveis prejuízos causados;

14. Apenas 22 atletas e 3 pessoas da comissão técnica, no total de 25 pessoas poderão entrar na área de convivência e permanecer no campo.

15. Masculino – Atletas nascidos entre 2006 a 2009.

16. Feminino – Atletas nascidas a partir de 2009, ou seja, de 14 anos em diante sem limite de idade.

17. O time que não comparecer perde de W.O, o adversário ficará com o placar de 2 x 0.

18. Não será permitido: fogos de artifício e bombas e bebida alcoólicas. A desobediência acarretará à favela a perda de pontos ou desclassificação;

19. Não será permitido armas ou objetos que possam ser usados como tais;

20. O estado é responsável pelo comportamento dos torcedores, atos de indisciplina tais como: agressão física e verbal, tumultos ou brigas dentro e fora do campo, invasão do campo. Caso ocorra, implicará na desclassificação automática da favela.

21. Após o gol, não poderá ser comemorado com a torcida. Havendo, terá a punição com cartão amarelo. Subir no alambrado, provocar e xingar a torcida adversária, será punido com cartão vermelho.

22. Chutar bola nas placas ou para fora do estádio de forma intencional, será punido com cartão amarelo. A interpretação nesses casos, fica sob a responsabilidade do árbitro.

23. Só poderá permanecer em pé ao lado do campo um representante por favela. Os demais, deverão permanecer sentados no banco de reserva.

24. Em caso de atendimento médico, o atleta só poderá retornar após 3 min. Somente a equipe médica é autorizada a entrar em campo para avaliar atendimento.

25. No dia do jogo só aceitaremos: ORIGINAIS: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou documento militar; cópias: somente autenticadas em cartório (com carimbo e selo originais na cópia); boletins de ocorrência: B.O. original com a certidão de nascimento; protocolo de B.O online somente com prazo inferior a 7 dias da data presente com apresentação da  certidão de nascimento, e carteira de vacinação em dia. NÃO SERÃO ACEITOS: xerox coloridas sem autenticação em cartório,xerox preto e branca sem autenticação em cartório, documento  escolar, CPF, protocolo de B.O. online com data superior a 7 dias da data presente e certidão de nascimento sozinha, fora do caso do boletim de ocorrência.

26. É de ciência da liderança, comissão técnica e atletas a obrigatoriedade de revista do público para acessar as arquibancadas.

27. Os uniformes das favelas finalistas serão fornecidos exclusivamente pela produção da competição.

28. Todas as interpretações das regras, penalidades e demais decisões são uma prerrogativa dos Oficiais do Campeonato e são finais.

29. A falta de tipificação especifica neste documento não impede que os Oficiais ajam e tomem decisões sobre qualquer assunto não previsto. No intuito de preservar a integridade competitiva, os Oficiais podem criar novas políticas complementares a estas Regras, bem como criar novas consequências punitivas e readequar elementos, incluindo, retirando ou alterando o conteúdo destas Regras.

30. O não cumprimento das regras acima pode implicar em perda de pontos para a equipe e até eliminação por tempo indeterminado que pode durar até 10 anos dependendo do caso.